quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Portela do Homem – Carris – Nevosa (Dia 2)

Lentamente os olhos vão se abrindo, para um novo dia, o silêncio impera lá fora, um sorriso vai se esboçando no rosto, é verdade, acabamos de acordar e estamos em Carris! Já fora da tenda vê se um céu azul imaculado sem sinais de nuvens…este dia promete, toca a arrumar as tralhas rumo ao grande objectivo…Nevosa!



Dia 2 – Carris – Nevosa – Portela do Homem
19-06-2011


Depois de um pequeno-almoço com vista panorâmica no Penedo da Saudade, iniciamos calmamente o nosso percurso rumo ao Pico da Nevosa, atravessando o complexo mineiro de Carris e passando junto á represa, os cenários matutinos refrescavam-nos a alma e felizes lá continuamos trilho fora…






De Carris ao Pico da Nevosa foi um tirinho mas com umas subidas bastante íngremes e ainda por cima meio a corta-mato tornou se um pouco mais difícil, mas lá conseguimos atingir o cume e a partir daí foi só desfrutar das vistas que são realmente deslumbrantes…a Nevosa é mesmo a varanda do Norte de Portugal!




Depois de aproveitar as belíssimas paisagens pusemos pé no trilho e regressamos ao ponto de partida, Carris. Uma última despedida ao Penedo da Saudade, uma rápida incursão às entradas das minas e alguns edifícios de Carris para de seguida retomar o trilho que nos levaria de regresso á Portela do Homem percorrendo o Vale do Homem tal como no dia anterior.





A descida fez em passo mais acelerado com o pensamento nas lagoas do Rio Homem onde tínhamos combinado parar para refrescar e descansar o corpo pois a esta altura do dia, o calor já se fazia sentir e de que maneira! Chegados á Lagoa foi dito e feito…uma bela maneira de terminar um fim-de-semana espectacular. Daí ate ao fim do estradão foi um estantinho e tal como bandidos ou criminosos lá nos enfiamos apressadamente no táxi acabadinho de chegar, fugindo assim ás malditas taxas e leis que tanto afectam aqueles que mais amam o nosso Gerês…




Obrigado pelo companheirismo ao grupo que me acompanhou neste fim-de-semana maravilhoso: Sandra Macedo, Abel Vieira, Leandra Cardoso e Raoul Silva.
Assim se passou mais um fim-de-semana n mais belo cantinho do Mundo…

Texto: David Gonçalves

2 comentários:

  1. e foi assim mesmo, Espectacular!

    ResponderExcluir
  2. Ler estes textos...
    Rever estas imagens...
    Desperta uma nostalgia... uma saudade...
    É fantástico ter a sorte de poder desfrutar do mais belo cantinho do mundo...
    Leandra

    ResponderExcluir

Ocorreu um erro neste gadget