terça-feira, 8 de junho de 2010

Ermida-Sombras-Carris-Sombras-Ermida



13-03-2010
Nada melhor do que um trilho novo para festejar o “regresso” ás caminhadas depois de uma paragem forçada...O objectivo seriam as Minas das Sombras, então lá nos dirigimos para Espanha e depois de algumas dúvidas lá chegamos a Ermida do Xures para iniciar a caminhada.
O parque de estacionamento estava praticamente lotado e tudo indicava que iriamos ter companhia pelo caminho, previsão essa que se viria a confirmar, sendo provavelmente o trilho que tenha feito onde me cruzei com o maior numero de “caminheiros”.
A caminhada iniciou se a um ritmo relativamente calmo, o suficiente para desfrutar das novas paisagens e para volta e meia disparar umas quantas fotografias.O frio que se fazia sentir no inicio da caminhada rapidamente iria desparecer conforme iamos subindo, mas as ao longo do trilho iamos sendo brindados com belas cascatas belos vales e pontes em madeira que criavam um cenário absolutamente deslumbrante.
Depois de uma subida bastante cansativa e com o peso das mochilas a fazer se cada vez mais sentir, finalmente chegamos ás Minas das Sombras ali encaixadas no meio do vale quase camufladas no meio da natureza como se a ela sempre tivesse pertencido.
Depois de explorarmos a zona resolvemos seguir ainda para Carris adiando o almoço por mais uma hora, decisão que se mostrou acertada pela belissima paisagem que se ia vendo pelo caminho e por ver Carris e arredores pintados aqui e ali por belissimos mantos brancos.
Depois de um revigorante descanso e almoço o regresso fez se pelo mesmo caminho desta feita de uma maneira bem mais rapida sem nunca deixar de tirar os olhos daqueles cenários edílicos, tentando gravá-los na memoria para sempre…
Ao longo desta bela jornada saboreamos o “sabor” de 4 estações…o frio e ventos gélidos do ínicio da manhã deram lugar a sol e ao calor do meio dia. A neve e o tempo nubelado ao almoço em Carris, foram seguidos por uma neve fraca que começou a cair dando lugar á medida que iamos descendo á chuva que nos acompanhou até ao final do trilho…foi assim mais um belo dia no cantinho mais belo do Mundo…





















Fotografia e texto: David Gonçalves

2 comentários:

  1. Belíssimas fotos! De quando são?

    Abraço!!

    Rui C. Barbosa

    ResponderExcluir
  2. Boas!

    As fotos são de 13 de Março 2010 erro meu que deveria ter posto no inicio da postagem mas ja está corrigido.
    Se depois quiseres as fotos diz...
    Abraço

    ResponderExcluir

Ocorreu um erro neste gadget