segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Cartaxo-nortenho

Saxicola rubetra



"A característica sobrancelha branca é geralmente o primeiro sinal de alerta de que o pequeno turdídeo que temos na nossa frente é um cartaxo-nortenho. No entanto, esta espécie requer sempre uma observação atenta, para despistar eventuais erros de identificação.

Identificação

A silhueta desta espécie é muito semelhante à do cartaxo-comum: é uma ave pequena, com a cauda relativamente curta e bico fino, que pousa em postura vertical. O cartaxo-nortenho distingue-se sobretudo pela lista supraciliar branca bem visível em todas as plumagens e, principalmente, pela base branca das rectrizes exteriores, bem visível em voo. Esta última característica é geralmente a mais segura, já que as fêmeas de cartaxo-comum também podem apresentar uma ligeira sobrancelha esbranquiçada.

Abundância e calendário

O cartaxo-nortenho é uma ave pouco comum em Portugal. Nidifica unicamente nas terras altas do norte do país(Serras da Peneda, do Gerês e de Montesinho), onde apresenta uma distribuição muito localizada. Quando em passagem migratória pode ocorrer em qualquer local do território, mas sempre em números reduzidos. Tal como o seu congénere cartaxo-comum, frequenta sobretudo zonas abertas, pousando de forma conspícua em vedações ou pequenos arbustos."



In: www.avesdeportugal.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário